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Ainda é importante ter um site? Como fazer?

Por mais incrível que possa parecer, a importância de ter um site ainda é questionada por muitos, afinal, é possível posicionar uma marca “sem gastar um Real” através das mídias sociais. Mas seria esse raciocínio realmente bom para o seu negócio?

É importante relembrar que entre o possível, provável e a certeza, pode haver um verdadeiro abismo. Claro que é possível produzir aquele “conteúdo matador” como dizem os patrocinados no Insta, mas, você já se perguntou por que essa informação impacta você quase sempre através de um anúncio e não por um conteúdo viral? Produzir conteúdo que favoreça o alcance extremo de forma orgânica é possível, mas não tão simples. O fato é que a grande maioria acabará cuidando de perfis de baixo alcance e efetividade (mas sem gastar um Real, defenderão alguns 😀 ).

A partir da reflexão inicial, é notório que há uma infinidade de empreendedores buscando um lugar ao sol com esperança em promessas de vender todos os dias através das mídias sociais, onde competirão entre si para produzir o conteúdo que é o combustível para um canal de terceiros. Quando pensamos sobre sites, canais proprietários onde você não está sujeito às normas de terceiros ou mudanças em algoritmos que acabam lhe transformando numa fábrica de stories, compreendemos que há um maior domínio do seu negócio, literalmente.

Considere que, ao iniciar um novo empreendimento, é preciso construir a imagem da marca para atingir o público, convertê-lo em possíveis clientes e então, se tudo der certo, vender. Neste cenário crítico, uma estratégia concentrada apenas nas mídias sociais demandará extrema dedicação do empreendedor, ou a contratação de um profissional para a produção de conteúdo, a quem é frequentemente “atribuído” o fracasso do negócio.

Cada empreendimento é único e precisa de estratégias específicas mas, no geral, a composição de um mix de marketing tende a potencializar os resultados. Assim, investir em diferentes canais é uma abordagem valiosa para a construção de diferentes de acesso ao mercado consumidor. Uma estratégia que concilia o uso das mídias sociais a um site institucional traz resultados práticos como:

  • A independência da alta frequência na produção de conteúdo com o suporte de campanhas nos buscadores.
  • O efeito cauda longa gerado pelo conteúdo nos buscadores, favorecendo o acesso orgânico ao canal proprietário.
  • A utilização de diferentes formatos de mídia. O YouTube, por exemplo, não é a única maneira de incluir vídeos no seu site.
  • Controle e personalização através de páginas para promoções e campanhas, que também podem ser exploradas nas mídias sociais.
  • Diferenciação em relação a negócios menos estruturados, eventualmente favorecendo o “desempate” quando produtos ou serviços são muito semelhantes.

E o que é preciso para ter um site?

De forma resumida, três recursos são necessários para se publicar um site: domínio, hospedagem, desenvolvimento. A seguir vamos explorar as definições e a maneira como podemos resolver as etapas de maneira efetiva.

Domínio

Um domínio é o apelido para a sequência numérica exclusiva que direciona ao seu site em algum lugar. De forma mais simples, é aquilo que o usuário digita na barra de endereços do navegador para acessar o seu site. Há diferentes possibilidades de extensões de domínio, sendo .br e .com as mais conhecidas, contudo, há outros tipos interessantes como .business, .io e .marketing.

Para pesquisar a disponibilidade do endereço que você deseja, acesse registro.br, no caso de extensões .br, ou empresas como GoDaddy para as extensões não gerenciadas pelo nic.br. Em ambos os casos há cobranças periódicas pela utilização do seu domínio, como R$40 por ano para a extensão .br ou US$ 3.000 por ano para a extensão .sexy.

Hospedagem

Um site consiste em uma série de códigos e recursos estruturados, que devem permanecer disponíveis de forma ininterrupta para que os usuários possam acessá-lo. Para atender a essa necessidade, a hospedagem consiste em um serviço que oferece armazenamento, processamento, alta disponibilidade e outros recursos, que são acessados pelos usuários através do seu domínio. Apesar da definição resumida, a hospedagem é um ponto vital para o sucesso do seu projeto web, determinando, por exemplo, se o servidor com os seus dados está em São Paulo ou Austrália, se o poder computacional é compartilhado com centenas de outros sites ou até mesmo se possui backup com redundância em diferentes áreas geográficas.

Saber mensurar os recursos necessários levará às melhores decisões financeiras para o seu negócio, evitando altos custos mensais em projetos muito pequenos, ou evidenciando a necessidade de escalabilidade e elasticidade como fatores diretamente relacionados ao desempenho e capacidade de adaptação da infraestrutura.

Hostinger e Locaweb estão entre as possibilidades para hospedagem de sites no Brasil. Há inúmeras outras opções, mas considero importante a escolha de empresas que possam ser responsabilizadas legalmente diante de eventuais problemas que prejudiquem um negócio, sobretudo no início da operação, já que o serviço também tratará dos seus e-mails institucionais.

Desenvolvimento

Aqui há um processo dividido em diferentes etapas para transformar a sua demanda em um site pronto para a publicação. Desenvolver consiste em entender as necessidades para construir a solução adequada e, neste aspecto, há alguns papeis essenciais que precisam ser cumpridos, ainda que não necessariamente pela mesma pessoa.

1. Atendimento

A compreensão da demanda e domínio do negócio, com o levantamento dos requisitos e a definição de escopo, ajudam a determinar o que precisa ser feito, identificar as aspirações do empreendedor em relação ao novo site e construir o acordo formalizando o projeto.

2. Diagramas e protótipos

Depois de entender o problema de negócios e a demanda, é necessário estruturar o conteúdo, projetar interações e construir protótipos para avaliação. Há diferentes níveis de profundidade e etapas intermediárias na produção dos diagramas e protótipos, variando conforme a dimensão do projeto, investimento e a solução proposta. A utilização do CMS WordPress, por exemplo, facilita a etapa de prototipação em alguns projetos quando é possível utilizar temas. Até aqui tratamos apenas de uma estrutura rudimentar e protótipos para validação e nenhum código teria sido desenvolvido.

3. Design e codificação

Ainda que seja utilizado um CMS como o WordPress, sempre haverá demandas de design no desenvolvimento do site, principalmente diante da importância do design de experiência (UX) e design de interface (UI). Essa demanda se torna ainda mais intensa quando não é utilizada essa mesma base a partir de um CMS, levando então à necessidade de construção do projeto de toda a interface. Assim, o desenvolvimento de um design refinado é uma tarefa presente em todos os projetos. Além da interface em seu aspecto visual e, obviamente não menos importante, há a codificação do site de forma ampla, onde são desenvolvidos os componentes e recursos que se tornam o site efetivamente.

Nesta etapa, existem serviços que possibilitam ao usuário desenvolver o próprio site, sem a necessidade de dominar linguagens utilizadas na web, desenhando as interfaces em ferramentas proprietárias, como é o caso do Wix. Neste caso, o usuário pode realizar suas pesquisas e estudos para construir o próprio site sem a ajuda de profissionais.

Uma alternativa aos serviços do tipo “faça você mesmo” é a contratação de agências ou profissionais mais experientes. Neste caso há um ganho significativo em relação ao tempo de desenvolvimento, qualidade do conteúdo e estrutura conforme os padrões técnicos de desempenho, usabilidade e acessibilidade, por exemplo.

4. Publicação

Após a validação do projeto e verificados os eventuais bugs e erros, ocorre a publicação do site no domínio contratado. Este processo pode ocorrer de diferentes maneiras considerando que um site não precisa ser desenvolvido online desde o início. Então, há casos onde publicar significa liberar o acesso irrestrito e situações em que ocorre um processo de envio de arquivos e implementação de recursos e serviços na hospedagem contratada.

Outras considerações

A forma estruturada e organizada em tópicos visa proporcionar uma visão didática do que acontece desde o surgimento da demanda até a publicação de um site. Há muitos detalhes e métodos que podem ser ajustados durante o projeto, contudo, os pilares aqui apresentados consistem em uma estrutura básica para o desenvolvimento de soluções web.

Você pode iniciar hoje mesmo o seu projeto web através da escolha e registro do seu domínio, um passo importante para garantir a propriedade do seu endereço na Internet. Dependendo do método de trabalho utilizado pelo profissional contratado ou do serviço do tipo “faça você mesmo” escolhido, a contratação da hospedagem poderá ser dispensada ou postergada até as vésperas da publicação do seu site, o que pode levar algumas semanas de acordo com a complexidade do projeto.

Mas afinal de contas, ainda é importante ter um site em 2023? Bem, não é correto afirmar que ter um site é imperativo para todos, pois cada empreendedor, gestor do próprio negócio, deve avaliar se a solução se encaixa em sua estratégia. Em outras palavras, explicar os prós e contras é possível, mas a responsabilidade de utilizar ou não um recurso para alavancar o sucesso de um negócio é do próprio gestor.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de contar com ajuda profissional para tirar o seu projeto do papel? Entre em contato!

Foto de Ash Edmonds na Unsplash

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Por AllRox

Profissional de marketing com especializações em Comunicação e Marketing para mídias digitais; Administração, Finanças e Geração de Valor; Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data. Graduando em Engenharia de Software.

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