Categorias
Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

Apesar de bastante utilizada e difundida há um tempo considerável, a Inteligência Artificial não é de fato compreendida por todos, nem mesmo por boa parte do público que se beneficia diariamente das suas aplicações para tornar o dia a dia mais simples ou aumentar o grau de eficiência em tarefas das mais diversas.

Entre diferentes correntes e conceitos, de forma ampla e simplificada, podemos definir a Inteligência Artificial como a capacidade de os computadores realizarem tarefas no lugar de pessoas. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, esse termo, que soa como “novidade”, surgiu na década de 50, com aplicação real já no fim da década seguinte, contudo, ganhou maior destaque na atualidade com aplicações comerciais práticas, apoiadas ainda na evolução do hardware e no enorme aumento do poder de processamento.

Hoje, as pesquisas em IA estão relacionadas a aplicações que envolvem o raciocínio humano, buscando imitá-lo e, com isso, realizar inferências, que é basicamente a dedução de resultados através da lógica.

Pode-se dizer que o campo da IA busca o aumento contínuo da “inteligência” dos sistemas, fundamentado também em fenômenos da inteligência natural, reunindo técnicas suportadas por computadores que emulam ou imitam algumas capacidades humanas, como a resolução de problemas e a compreensão de linguagem natural, por exemplo.

Depois de tantos anos de estudos e desenvolvimento tecnológico, a Inteligência Artificial se faz cada vez mais presente no mundo corporativo em papeis diversos, desde as necessidades estratégicas da alta gestão ao contato direto com o consumidor.

Para os gestores, a IA integra dados de todo o negócio de maneira a entregar informações relevantes, capazes de orientar a empresa através de diferentes cenários, promovendo inclusive uma atuação mais dinâmica.

Para o consumidor, os sistemas de atendimento via chat, por exemplo, contam com a IA para conversar com o usuário de forma natural e, por ser dotada da capacidade de reproduzir o comportamento humano, essa inteligência promove uma valiosa experiência positiva para o usuário em um momento de alta demanda por respostas imediatas.

Além das perspectivas isoladas dos gestores e consumidores, há também aplicações para predição de comportamentos, segurança e estratégias de marketing e vendas. A Inteligência Artificial é um poderoso recurso para que negócios maximizem seu desempenho através da otimização do tempo da equipe, potencializando a inteligência humana.

Compartilhe:

Por AllRox

Profissional de marketing com especializações em Comunicação e Marketing para mídias digitais; Administração, Finanças e Geração de Valor; Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data. Graduando em Engenharia de Software.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *